Notícias

Ciclo de Consultas Inter-Setoriais para construção do Plano de Transformação Ecológica da Bioeconomia para a Amazônia Ocidental e Amapá conecta comunidade, empresas e políticas para a região – FAS

Nos dias 18 e 19 de setembro, ocorreu o Ciclo de Consultas Inter-Setoriais para a construção do Plano de Transformação Ecológica da Bioeconomia (PTEB) na Amazônia Ocidental e Amapá, iniciativa estratégica liderada pela FAS em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O evento reuniu representantes de empresas, startups, pesquisadores, instituições públicas e organizações da sociedade civil para discutir caminhos concretos para impulsionar a bioeconomia na região.  

A Amazônia Ocidental concentra uma das maiores biodiversidades do planeta e possui vasto potencial para fortalecer cadeias produtivas sustentáveis. No entanto, desafios estruturais ainda limitam a consolidação de uma bioeconomia que integre conservação ambiental, valorização dos saberes locais, inovação e geração de renda. Nesse contexto, o projeto surge para fortalecer a articulação entre o Polo Industrial de Manaus (PIM) e atores chaves da bioeconomia para desenvolver novas matrizes produtivas sustentáveis. 

“Estamos trabalhando nessa construção do PTEB e fazendo esse Ciclo de Consultas Inter-Setoriais para ter a participação de todos os segmentos, ouvindo suas contribuições para construir um plano robusto que será levado para a COP30. E agora nessa instância de consultas, temos a participação de empresas, startups, especialistas de diferentes instituições vinculadas à bioeconomia, o que é primordial para termos um documento final baseado nessa construção coletiva”, destaca Adriana Gasparetti, Especialista em Sociobioeconomia da FAS. 

Durante o evento, os participantes discutiram prioridades e estratégias de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento econômico sustentável da região. Para Carlos Carvalho, diretor de bionegócios do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), o diálogo foi fundamental para guiar ações futuras. 

“O plano de transformação ecológica é uma atividade muito interessante e importante, em que se é discutido diversas propostas que já foram colhidas ao longo de muita escuta, e isso é fundamental para guiar nossas ações, considerando que os desafios são muitos, os recursos são escassos, mas a gente precisa começar hoje a construir o que a gente quer para o nosso amanhã na Amazônia”, reforçou.  

João Victor, pesquisador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e participante do ciclo, destacou a importância do engajamento dos empreendedores e pequenos produtores durante o ciclo de consultas inter-setoriais. 

“O papel principal do IPAM nesse ciclo é ouvir principalmente o que os empreendedores têm para falar em relação à bioindústria e às cadeias produtivas, e como isso impacta a necessidade de uma estruturação melhor para o pequeno produtor. Eventos como esse são importantes para fomentar uma bioindústria de verdade na Amazônia, de modo geral”, afirmou João Victor. 

Karol Barbosa, coordenadora do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), ressalta que momentos de escuta como este são essenciais para fortalecer a estratégia. 

“É muito importante ter momentos como esse onde a gente consegue ouvir todas as vozes da bioeconomia e chegar a um alinhamento para que o plano que está sendo construído tenha muito mais sucesso.” 

O Ciclo de Consultas Inter-Setoriais reforça o compromisso de construir um plano mais completo e colaborativo, que traduza a riqueza da Amazônia em políticas públicas e oportunidades econômicas sustentáveis, alinhadas com o desenvolvimento social, ambiental e industrial da região.

Créditos de imagem: Roberta dos Anjos/FAS


você pode gostar também